Meio Ambiente
Prefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
Meio Ambiente
A Prefeitura de Cuiabá convida as famílias cuiabanas para participarem, neste domingo (21), a partir das 8h, no Parque Tia Nair, do lançamento oficial da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, uma iniciativa que une conscientização ambiental, lazer e diversão para as crianças.
O evento foi pensado para envolver pais, responsáveis e crianças em uma manhã especial de contato com a natureza, incentivando a arborização urbana de forma educativa e participativa. Cerca de 100 crianças devem participar da ação neste fim de semana.
Além do plantio de mudas, a programação contará com diversas atrações voltadas ao público infantil, incluindo animadoras de brincadeiras, distribuição de pipoca, picolé e outras atividades recreativas preparadas para garantir diversão durante toda a manhã.
A ação integra a programação do mês dedicado ao meio ambiente e faz parte da meta da gestão municipal de ampliar a cobertura vegetal da capital, com a expectativa de plantar cerca de 4 mil árvores em diferentes regiões da cidade.
A proposta é transformar o plantio de árvores em uma atividade atrativa para as famílias, despertando desde cedo nas crianças o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos espaços públicos. Como incentivo, empresas parceiras, como o Supermercado Comper, irão doar pacotes de figurinhas para serem distribuídos aos participantes dos mutirões.
O projeto é coordenado por secretarias municipais, em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a proposta busca aproximar as crianças das ações ambientais desenvolvidas pelo município.
“Queremos transformar o plantio de árvores em uma atividade participativa e educativa. A ideia é envolver as famílias, incentivar as crianças e fortalecer o cuidado coletivo com a cidade”, destacou.
Após o lançamento no Parque Tia Nair, a Prefeitura pretende expandir a campanha para outras regiões da capital, incluindo áreas como o Córrego do Barbado, o Parque das Águas e bairros que necessitam de reforço na arborização urbana.
Meio Ambiente
Capacitação fortalece atuação técnica de servidores no licenciamento ambiental
Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) participaram da palestra técnica “Licenciamento Ambiental de Postos de Combustíveis”, promovida pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA/MT), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), em Cuiabá.
O evento reuniu profissionais da área ambiental, consultores, empreendedores, estudantes e representantes de órgãos públicos para discutir os principais aspectos técnicos e legais relacionados ao licenciamento ambiental do setor.
Durante a programação, foram abordados temas como exigências normativas, documentação necessária, procedimentos junto aos órgãos ambientais e desafios enfrentados nos processos de licenciamento e regularização de postos de combustíveis.
A participação dos servidores integra as ações de capacitação contínua da Prefeitura de Cuiabá, voltadas ao aprimoramento das análises técnicas e ao acompanhamento das atualizações da legislação ambiental.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lise Bokorni, destacou a importância da qualificação permanente das equipes que atuam na área.
“A atualização técnica dos servidores fortalece a qualidade das análises ambientais e contribui para processos mais seguros, eficientes e alinhados à legislação vigente”, afirmou.
Além da capacitação, o encontro também possibilitou a troca de experiências entre profissionais do setor, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental e para a melhoria dos serviços prestados à população.
-
Política3 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Mato Grosso6 dias atrásAudiência pública em Lucas do Rio Verde debate impactos da BR-163
-
Primavera do Leste3 dias atrásEMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Esportes5 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
-
Entretenimento5 dias atrásJantar recebe namorados com música e oficina de chocolate
-
Diamantino4 dias atrásSaiba como funciona o atendimento do SAMU 192 em Diamantino
-
Economia4 dias atrásEconomia brasileira cresceu 0,1% em abril, estima prévia da FGV