Primavera do Leste
Saúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue ampliando a descentralização dos serviços de saúde para facilitar o acesso da população. Neste sábado (20), equipes do programa Saúde na Escola realizaram atendimento odontológico aos participantes do projeto social Bombeiros do Futuro, na sede do Corpo de Bombeiros Militar.
Ao todo, 44 crianças receberam atendimento com restaurações atraumáticas, procedimento minimamente invasivo que permite tratar lesões iniciais e prevenir o agravamento das cáries, além de orientações sobre higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor.
O projeto Bombeiros do Futuro atende crianças de 9 a 12 anos e está na 11ª edição, promovendo valores como disciplina, cidadania e responsabilidade.
A sargento Simone Martins destacou a importância da parceria com a Prefeitura.
“O Bombeiro do Futuro é um projeto que já está na 11ª edição e acontece todos os anos aqui na corporação. As crianças aprendem sobre disciplina, hierarquia e toda a rotina do Bombeiro Militar. É um projeto muito enriquecedor para elas e também para nós, que temos a oportunidade de orientar e apresentar um pouco da nossa profissão. As inscrições acontecem no início do ano, pelo portal do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, e as vagas são preenchidas por sorteio”, explicou.
A coordenadora de Saúde Bucal, Ana Carla, ressaltou que a ação busca aproximar os serviços de saúde das crianças de forma leve e educativa.
“Hoje estamos aqui no Corpo de Bombeiros com cinco equipes de saúde bucal que saíram das Unidades Básicas de Saúde para levar atendimento de forma mais lúdica e acolhedora. Nosso objetivo é conquistar essas crianças para que compreendam a importância dos cuidados com a saúde bucal, realizando prevenção, escovação supervisionada, aplicação de flúor e restaurações quando necessário, evitando problemas futuros e a perda precoce dos dentes”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão em levar os serviços para mais perto da população.
“O Bombeiro do Futuro é um importante projeto social do qual a Prefeitura é parceira. Aproveitamos essa oportunidade para levar assistência em saúde às crianças, com dentistas, auxiliares e técnicos realizando um trabalho de prevenção, orientação e atendimento odontológico. Além das restaurações e limpezas, as crianças que necessitarem de um acompanhamento mais específico serão encaminhadas para as unidades de saúde. Quero parabenizar toda a equipe pela iniciativa e pelo excelente trabalho desenvolvido.”
Laura Leandra também lembrou que o projeto Saúde na Escola já apresentou resultados positivos em outras unidades da rede municipal.
“Nós iniciamos esse trabalho na Escola Parma Vida, onde atendemos aproximadamente 400 crianças. Acreditamos muito na força da prevenção e da promoção da saúde, levando a assistência para além do consultório e indo ao encontro das necessidades da nossa população. Esse é o compromisso da gestão: cuidar das pessoas onde elas estão”, concluiu.
A ação integra o conjunto de iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde voltadas à promoção da saúde preventiva, fortalecendo o atendimento às crianças e contribuindo para a formação de hábitos saudáveis desde a infância.
Primavera do Leste
Secretaria de Esportes fortalece planejamento e busca ampliar parcerias para o desenvolvimento do esporte em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, reforça seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte. Na manhã desta segunda-feira (22), o novo secretário municipal de Esportes, acompanhado do superintendente da pasta, participou de uma reunião na Secretaria de Governo com a coordenadora de Convênios, Jeane, para conhecer os convênios municipais vigentes, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Administração Municipal e as possibilidades de futuras parcerias.
Durante o encontro, foram apresentadas as associações que atualmente desenvolvem projetos em parceria com a Secretaria de Esportes, além de informações sobre os objetos conveniados, a execução das atividades, os mecanismos de acompanhamento e a prestação de contas.
A reunião proporcionou aos novos gestores uma visão ampla da estrutura das parcerias já estabelecidas e dos projetos esportivos desenvolvidos pelas entidades, além de abrir espaço para discutir novas oportunidades de cooperação que possam ampliar o acesso da população às atividades esportivas.
A coordenadora de Convênios, Jeane, destacou a importância da atuação conjunta entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil para fortalecer o esporte no município.
“As parcerias com as OSCs são fundamentais para ampliar o alcance das políticas públicas, promover a inclusão social, incentivar a formação de atletas e garantir que os recursos públicos sejam aplicados com transparência e responsabilidade.”
O encontro marcou o início de um trabalho integrado entre as secretarias, contribuindo para o planejamento de novas ações e para o fortalecimento das políticas públicas esportivas. A iniciativa reafirma o compromisso da Administração Municipal em ampliar as oportunidades para atletas, projetos sociais e toda a comunidade, promovendo o esporte como ferramenta de desenvolvimento, cidadania e qualidade de vida.
-
Política4 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Mato Grosso6 dias atrásAudiência pública em Lucas do Rio Verde debate impactos da BR-163
-
Primavera do Leste3 dias atrásEMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
-
Polícia4 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Justiça6 dias atrásMoraes dá 24 horas para Bolsonaro explicar arma apreendida em blitz
-
Primavera do Leste4 dias atrásSérgio Machnic reforça união regional em defesa da duplicação da BR-070 durante audiência pública em Primavera do Leste
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Esportes5 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027