Diamantino
Alunos da rede municipal são premiados no Projeto MPT na Escola 2026
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira (12.06) a cerimônia de premiação da etapa municipal do Projeto MPT na Escola 2026. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Programa Resgate à Infância, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, e contou com a parceria da empresa SLC Agrícola e da ONG Transformação.
O projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos, por meio de atividades pedagógicas e produções artísticas desenvolvidas em sala de aula. Ao todo, 16 alunos foram premiados nas categorias poesia, conto, desenho e música, com trabalhos voltados à conscientização sobre o combate ao trabalho infantil.
A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes.
“A Secretaria de Educação tem o papel de levar iniciativas como essa para dentro das escolas, apoiando as equipes pedagógicas e criando oportunidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos por meio de atividades que unem educação e cidadania. Trabalhar temas como o combate ao trabalho infantil fortalece o ambiente escolar e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.”
A assessora pedagógica de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Adriana Rossi, enfatizou os resultados alcançados ao longo do projeto.
“O desenvolvimento das atividades permite que nossos estudantes reflitam sobre temas que impactam diretamente a sociedade. Por meio da arte, da escrita e da criatividade, eles ampliam o conhecimento sobre seus direitos e fortalecem a consciência cidadã desde cedo.”
A aluna Kamila Vitória de Carvalho Veloso, autora do conto Minha Infância: Uma História de Superação, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, compartilhou sua experiência ao participar do projeto.
“Participar do projeto foi uma experiência muito especial. Aprendi mais sobre a importância de proteger as crianças, brincar, estudar e sonhar. Produzir o conto me fez refletir sobre esse tema e fiquei muito feliz em representar minha escola e participar da premiação.”
Estudantes premiados
Durante a cerimônia, foram reconhecidos os vencedores da etapa municipal nas categorias poesia, conto, desenho e música.
Na categoria Poesia, o 1º lugar foi conquistado por Eloiza Beatriz Pimenta Britix, da Escola Municipal Castro Alves, com o poema Roubaram Minha Infância. O 2º lugar ficou com Luiz Otávio Rietz, também da Escola Municipal Castro Alves, autor do poema O Menino que Não Vai para a Escola.
Na categoria Conto, Maria Alice Araújo da Silva, da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz, conquistou o 1º lugar com o trabalho Infância Não é Trabalho: O Sonho de Alice. O 2º lugar foi para Kamila Vitória de Carvalho Veloso, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, com o conto Minha Infância: Uma História de Superação.
Na categoria Desenho, o 1º lugar ficou com Eloá Caroline Felix Costa, da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes, e o 2º lugar com Luísa Ribeiro Almeida, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.
Já na categoria Música, o 1º lugar ficou com a composição O Seu Tempo é de Estudar, apresentada pelos estudantes José Claudio Campos Seibert, Kennyd Leandro de Campos Araújo, Lorena Manuely Silva Oliveira, Maria Vitória e Melissa Vithoria, da Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni. O 2º lugar foi para a música Ser Criança é Bom Demais, interpretada pelos alunos Sylamyta Cristyna dos Santos, Izabely Firmino de Souza, Kamila Vitória de Campos Veloso, Aldria Silva dos Santos e Isadora Taysa de J. Silva, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.
O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ranielli Patrick Arruda Lima.
Diamantino
Corrida do Milho 6K reúne mais de 900 atletas e consolida evento como referência esportiva em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural, realizou no domingo (21.06) a 2ª edição da Corrida do Milho 6K. O evento integra o calendário esportivo do município e já se consolida como uma das maiores provas de corrida de rua da região.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, mais de 900 atletas se inscreveram na competição, fortalecendo o incentivo ao esporte, à saúde e à integração entre participantes de diferentes municípios.
Além da premiação da categoria geral, a prova contou também com uma categoria exclusiva para atletas de Diamantino (masculino e feminino), com o objetivo de valorizar os competidores locais e incentivar o desenvolvimento de novos talentos no município, além das premiações por faixa etária.
No total, foram distribuídos R$50 mil em premiações, reconhecendo o desempenho, a dedicação e a superação dos atletas que participaram da competição.
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no município.
“Quero parabenizar todos os atletas que participaram da Corrida do Milho. Foram mais de 900 participantes que fizeram deste evento um grande sucesso, valorizando o esporte e a superação. Agradeço também a parceria com o Sindicato Rural e reforço o nosso compromisso em seguir incentivando o esporte em Diamantino.”
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou o sucesso da corrida e o impacto positivo do evento para o município.
“A Corrida do Milho foi um grande sucesso, com a participação de mais de 900 atletas, o que demonstra a força do esporte em Diamantino. Agradecemos a todos os envolvidos na organização e reforçamos o compromisso de seguir incentivando o esporte, valorizando nossos atletas e promovendo qualidade de vida para a população.”
O presidente do Sindicato Rural, Altemar Kroling, também destacou a parceria com a Prefeitura e a relevância da prova para o município.
“É uma grande satisfação para o Sindicato Rural participar da realização da Corrida do Milho junto à Prefeitura de Diamantino. Ver mais de 900 atletas envolvidos mostra a força e a importância desse evento para nossa cidade. Seguimos firmes nessa parceria, apoiando iniciativas que promovem o esporte, a integração e o desenvolvimento de Diamantino.”
Entre os destaques da prova, o atleta Ronan Moraes, de Jataí (GO), participou pela primeira vez da Corrida do Milho e elogiou a organização e o percurso do evento.
“É a minha primeira vez participando aqui em Diamantino e fiquei muito satisfeito com a organização da prova. O percurso é desafiador, bem estruturado, e isso valoriza ainda mais a competição. Vim para competir e saio feliz com a experiência. Parabenizo toda a organização pelo evento.”
A atleta Francielle Silva, de Barra do Garças (MT), bicampeã da prova, destacou a satisfação em retornar a Diamantino e o nível de organização do evento.
“Já é a segunda vez que participo da Corrida do Milho e sou bicampeã da prova. Gosto muito da organização, da cidade e da forma como o evento é conduzido. O percurso é muito bem feito e a premiação também é um grande diferencial, uma das melhores de Mato Grosso. Estou muito feliz em retornar e conquistar mais esse resultado.”
-
Política4 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Rondonópolis6 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Primavera do Leste3 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Primavera do Leste4 dias atrásEMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
-
Esportes6 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
-
Polícia5 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Mato Grosso5 dias atrásCuiabá tem a 2ª frota de ônibus mais nova entre as capitais brasileiras
-
Sinop4 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi