Mato Grosso
Assembleia e Intermat entregam 101 escrituras a moradores do Residencial Pomeri
Mato Grosso
Moradores moradores do Residencial Pomeri, em Cuiabá, receberam nesta terça-feira (23), 101 escrituras definitivas de suas casas. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Militar Tiradentes e integra uma ação do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O evento contou com a participação do presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros.
As 101 escrituras, concluem a regularização fundiária de 100% do residencial, implantado há mais de 20 anos. O empreendimento possui uma característica histórica, já que foi destinado, em grande parte, a policiais militares e seus familiares.
O deputado estadual Eduardo Botelho (MDB) destacou que a entrega das escrituras representa a concretização de uma luta antiga dos moradores e o resultado de um trabalho que envolveu anos de articulação entre diferentes instituições.
“Essa entrega é um momento de muita alegria para todos nós, porque demonstra que o trabalho realizado ao longo dos anos trouxe resultados concretos para a população. Muitas famílias aguardavam por esse documento há décadas. É uma luta que vem de muito tempo, atravessando diferentes gestões e administrações públicas, e que agora conseguimos concluir”, enfatizou o parlamentar.
Botelho ressaltou ainda que a regularização fundiária garante segurança jurídica às famílias e representa a união de esforços entre a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e o Intermat.
“Temos vivido essa satisfação em diversos bairros de Cuiabá e em municípios de todo o estado, levando segurança jurídica e dignidade às famílias. A escritura garante a propriedade definitiva do imóvel, valoriza o patrimônio e traz tranquilidade aos moradores. Seguiremos trabalhando para levar esse benefício a mais famílias em Mato Grosso”, afirmou.
O diretor de Regularização Fundiária Urbana do Intermat, Erivelto Vieira Nunes, destacou que a entrega das escrituras representa a conclusão de um processo aguardado há mais de duas décadas pelos moradores do Residencial Pomeri.
“Hoje estamos realizando mais uma ação do Intermat em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Desta vez, estamos concluindo a regularização fundiária do Residencial Pomeri, um conjunto habitacional entregue há mais de 20 anos e que aguardava a regularização definitiva dos imóveis. Por meio dessa parceria, estamos alcançando 100% de regularização do residencial. Neste ato, entregamos 101 escrituras aos moradores, garantindo segurança jurídica e a propriedade definitiva dos imóveis. Hoje, o Governo do Estado cumpre seu papel ao assegurar a esses servidores públicos o direito à escritura definitiva de suas casas”, afirmou.
A assessora jurídica do Intermat, Iza Karol Gomes Luzardo Pizza, destacou a contribuição do parlamentar para o avanço da regularização fundiária no estado. Segundo ela, a atuação foi fundamental para viabilizar a regularização do residencial e garantir segurança jurídica às famílias beneficiadas. “O deputado contribuiu diretamente para que conseguíssemos registrar este residencial por meio de uma decisão judicial”, ressaltou.
O presidente da Associação de Moradores do Residencial Pomeri, Ezio Pereira Moura, destacou a longa trajetória até a conquista da regularização fundiária e agradeceu o apoio das instituições envolvidas no processo.
“Essa é uma conquista construída com muito esforço. O deputado Eduardo Botelho foi uma das primeiras pessoas a nos ajudar nessa caminhada, fazendo a ponte com o Intermat e contribuindo para que esse processo avançasse. O que hoje parece simples foi resultado de muitos anos de luta, passando por diferentes gestões e etapas até chegarmos a este momento. Também agradeço ao Intermat, aos seus servidores e a todos que contribuíram para que a regularização se tornasse realidade. Conseguir uma escritura não é um processo fácil. Exige trabalho, persistência e o empenho de muitas pessoas. É uma conquista que ficará para a história do Residencial Pomeri”, comemorou.
Mato Grosso
Em celebração na Rua Lages, prefeito confirma quatro telões e inclui via sem asfalto para próximo jogo
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou a instalação de quatro telões em quatro novas ruas da capital para o próximo jogo da Seleção Brasileira, incluindo uma via sem asfalto. O anúncio foi feito durante a celebração na Rua Lages, no bairro CPA 1, vencedora da campanha Minha Rua é Show de Bola, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, nesta terça-feira (24).
Durante o jogo, a rua se tornou ponto de encontro para moradores de diferentes gerações, celebrando a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia. O prefeito de Cuiabá chegou ao local pouco depois da entrada de Neymar em campo e acompanhou a reta final da partida ao lado dos moradores.
“O cuiabano não sai do frio para nada e o povo está nas ruas assistindo aos jogos nos telões. Esse é o símbolo da resistência cuiabana. Eu fico muito feliz de trazer essa alegria. No próximo jogo serão quatro telões em quatro vias diferentes, inclusive em uma rua sem asfalto. Eles não pintam o chão, mas pintam as casas, colocam bandeirolas. Vamos valorizar toda a nossa cidade e toda a comunidade que participa desse projeto”, declarou o prefeito.
Além da estrutura para exibição da partida, a Prefeitura disponibilizou tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto ao público, especialmente por conta da chuva registrada durante o evento. Além da vitória, os torcedores vibraram com a presença de Neymar em campo.
Um dos responsáveis pela mobilização da comunidade foi Valdeir de Freitas, conhecido como Dedalove. Ele contou que a ideia surgiu da vontade de fortalecer os laços entre os vizinhos e promover momentos de convivência.
“Sou paulista e lá temos muito esse costume. Quando me mudei para cá, percebi que a rua tinha muitos idosos e faltavam atividades que unissem os moradores. Então, junto com minha vizinha, meu irmão e minha cunhada, decidimos decorar a rua para a Copa. Mobilizamos amigos e conhecidos da região para ajudar na pintura, compartilhar a campanha e pedir votos. Graças a Deus, deu tudo certo. Também ganhamos um concurso de rua mais decorada, e o prêmio vai ajudar na confraternização da comunidade”, relatou.
Moradora da Rua Lages há 46 anos, Maria Dias, de 72 anos, afirmou que já acompanhou diversas Copas do Mundo, mas considera a edição de 2026 uma das mais especiais.
“Está sendo muito bom. Os jovens da rua trabalharam bastante para que tudo isso acontecesse. Hoje somos como uma família. Ver os vizinhos reunidos, participando e comemorando juntos é motivo de muita felicidade.”
Outra participante ativa da decoração foi Luanda Souza. Segundo ela, a iniciativa conseguiu mobilizar moradores de todas as idades.
“Acho que é uma iniciativa muito pertinente da Prefeitura porque consegue mobilizar os vizinhos, promover a confraternização e ainda resgatar no brasileiro a satisfação de torcer pela Seleção. O mais importante foi ver todos trabalhando juntos”, destacou.
Entre os torcedores estava também Robson Santos, conhecido como Binho, de 31 anos, que demonstrou confiança na campanha brasileira rumo ao hexa.
“O ataque da Seleção é muito forte. Temos grandes jogadores e um técnico extremamente qualificado. Acredito que o Brasil pode chegar longe e até conquistar o título”, avaliou.
A campanha Minha Rua é Show de Bola retomará o concurso para a escolha das novas ruas decoradas para a transmissão do jogo do Brasil na próxima segunda-feira (29). Os moradores das vias selecionadas acompanharão, nos telões da Prefeitura, o Brasil enfrentar o segundo colocado do Grupo F, às 14h, horário de Brasília.
-
Política6 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Primavera do Leste5 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Polícia19 horas atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Rondonópolis1 dia atrásPrazo para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 de junho
-
Sinop2 dias atrásPrograma da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
Mato Grosso2 dias atrásCorreios divulgam selecionados para Programa Jovem Aprendiz 2026
-
Primavera do Leste7 dias atrásSérgio Machnic reforça união regional em defesa da duplicação da BR-070 durante audiência pública em Primavera do Leste