Diamantino
Prefeitura de Diamantino realiza 65 cirurgias em mutirão otorrinolaringológico
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no mês de maio o mutirão de cirurgias otorrinolaringológicas no município. Os procedimentos foram realizados no Hospital Municipal São João Batista e contemplaram pacientes que aguardavam na fila da regulação para cirurgias de adenoide e amígdalas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a iniciativa tem o objetivo de reduzir a fila de espera pela especialidade no município. Na primeira fase da ação, foram realizados 65 procedimentos cirúrgicos de retirada de adenoide e amígdalas.
O prefeito municipal, Chico Mendes, destacou a importância do mutirão para ampliar o acesso da população aos serviços especializados de saúde no município.
“Esses mutirões que estamos realizando desde 2025 representam o cuidado e compromisso com a nossa população. Temos pacientes que aguardavam há muito tempo por esse procedimento e agora estão recebendo atendimento aqui mesmo em Diamantino.”
Ele ainda completou: “Nosso objetivo é continuar trazendo as especialidades para o município, diminuindo a espera e melhorando o acesso aos serviços de saúde à população.”
A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, explicou que o mutirão foi organizado para atender pacientes que aguardavam na fila da regulação até o ano de 2024, priorizando aqueles que esperavam há mais tempo pelo procedimento.
“A organização do mutirão seguiu a ordem de espera dos pacientes que estavam há mais tempo na fila. Esse é um trabalho que terá continuidade para que possamos atender outros pacientes que também aguardam pelos procedimentos.”
Entre os pacientes atendidos está Aryane Querobino, moradora da zona rural de Diamantino, que aguardava pelo procedimento há anos e relatou os impactos que os problemas nas amígdalas e adenoide causavam em sua rotina.
“Eu já sabia que tinha problema nas amígdalas e adenóide desde criança e só agora consegui a oportunidade de fazer a cirurgia. A amigdalite atrapalha muito no trabalho, com febre, dor no corpo e dificuldade para alimentação. Já a adenóide dificulta muito a respiração, principalmente na hora de dormir.”
Ela também destacou a importância da iniciativa no município: “Eu achei muito bom porque o tempo de espera era muito grande. Estou bem animada e com boa expectativa para a cirurgia.”
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pacientes com sintomas relacionados a problemas de adenoide e amígdalas, como dificuldade para respirar pelo nariz, ronco frequente, garganta inflamada recorrente, dores ao engolir e respiração pela boca, procurem a Estratégia de Saúde da Família do seu bairro. O atendimento e avaliação inicial é realizado pelo médico da unidade, que faz o encaminhamento para a Central de Regulação e acompanhamento especializado.
Diamantino
Corrida do Milho 6K reúne mais de 900 atletas e consolida evento como referência esportiva em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural, realizou no domingo (21.06) a 2ª edição da Corrida do Milho 6K. O evento integra o calendário esportivo do município e já se consolida como uma das maiores provas de corrida de rua da região.
De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, mais de 900 atletas se inscreveram na competição, fortalecendo o incentivo ao esporte, à saúde e à integração entre participantes de diferentes municípios.
Além da premiação da categoria geral, a prova contou também com uma categoria exclusiva para atletas de Diamantino (masculino e feminino), com o objetivo de valorizar os competidores locais e incentivar o desenvolvimento de novos talentos no município, além das premiações por faixa etária.
No total, foram distribuídos R$50 mil em premiações, reconhecendo o desempenho, a dedicação e a superação dos atletas que participaram da competição.
O prefeito de Diamantino, Chico Mendes, destacou a importância do evento para o fortalecimento do esporte no município.
“Quero parabenizar todos os atletas que participaram da Corrida do Milho. Foram mais de 900 participantes que fizeram deste evento um grande sucesso, valorizando o esporte e a superação. Agradeço também a parceria com o Sindicato Rural e reforço o nosso compromisso em seguir incentivando o esporte em Diamantino.”
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou o sucesso da corrida e o impacto positivo do evento para o município.
“A Corrida do Milho foi um grande sucesso, com a participação de mais de 900 atletas, o que demonstra a força do esporte em Diamantino. Agradecemos a todos os envolvidos na organização e reforçamos o compromisso de seguir incentivando o esporte, valorizando nossos atletas e promovendo qualidade de vida para a população.”
O presidente do Sindicato Rural, Altemar Kroling, também destacou a parceria com a Prefeitura e a relevância da prova para o município.
“É uma grande satisfação para o Sindicato Rural participar da realização da Corrida do Milho junto à Prefeitura de Diamantino. Ver mais de 900 atletas envolvidos mostra a força e a importância desse evento para nossa cidade. Seguimos firmes nessa parceria, apoiando iniciativas que promovem o esporte, a integração e o desenvolvimento de Diamantino.”
Entre os destaques da prova, o atleta Ronan Moraes, de Jataí (GO), participou pela primeira vez da Corrida do Milho e elogiou a organização e o percurso do evento.
“É a minha primeira vez participando aqui em Diamantino e fiquei muito satisfeito com a organização da prova. O percurso é desafiador, bem estruturado, e isso valoriza ainda mais a competição. Vim para competir e saio feliz com a experiência. Parabenizo toda a organização pelo evento.”
A atleta Francielle Silva, de Barra do Garças (MT), bicampeã da prova, destacou a satisfação em retornar a Diamantino e o nível de organização do evento.
“Já é a segunda vez que participo da Corrida do Milho e sou bicampeã da prova. Gosto muito da organização, da cidade e da forma como o evento é conduzido. O percurso é muito bem feito e a premiação também é um grande diferencial, uma das melhores de Mato Grosso. Estou muito feliz em retornar e conquistar mais esse resultado.”
-
Política4 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Esportes6 dias atrásGoverno quer criar Universidade Federal do Esporte em 2027
-
Polícia5 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Primavera do Leste4 dias atrásEMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
-
Primavera do Leste3 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásComissão de Títulos e Honrarias aprova projeto que reconhece Associação SOS Animais de Rua como entidade de utilidade pública
-
Diamantino5 dias atrásSaiba como funciona o atendimento do SAMU 192 em Diamantino