Primavera do Leste
Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas realiza primeiro atendimento em novo espaço e amplia assistência aos pacientes do SUS
Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à população. Entre os avanços da atual gestão está a implantação do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas, que realizou, na última segunda-feira (15), o primeiro atendimento a uma paciente em seu novo espaço.
A unidade representa um importante avanço para a saúde pública do município, oferecendo atendimento especializado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que convivem com feridas crônicas e lesões de difícil cicatrização, como pé diabético, úlceras venosas, arteriais e outras complicações que exigem acompanhamento contínuo.
Além dos cuidados de enfermagem especializados, o ambulatório funciona dentro do projeto Ambulatório Escola, desenvolvido em parceria com a Faculdade Anhanguera. A iniciativa alia assistência à população com a formação prática de acadêmicos da área da saúde.
Os atendimentos são acompanhados pela enfermeira e professora preceptora Chaynhany Greyciane Frick Machado Bueno, responsável pela supervisão dos estudantes do curso de Enfermagem. Já no primeiro dia de funcionamento, três acadêmicas participaram das consultas e da realização dos curativos, sempre sob orientação profissional.
A coordenadora do Ambulatório de Feridas, enfermeira Luana Borges Pilar, explica que o diferencial do serviço está na atuação integrada de diversas especialidades.
“Todos os pacientes terão acesso a consultas com especialistas como nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Caso haja necessidade, também serão encaminhados para exames laboratoriais e outros atendimentos por meio dos cursos parceiros da Anhanguera, como Farmácia. É um acompanhamento completo, pensado para acelerar a cicatrização, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, destacou.
A primeira paciente atendida na nova unidade também destacou a qualidade da assistência recebida pela equipe multiprofissional.
“Minha experiência como a primeira paciente do Ambulatório de Feridas foi excelente. Toda a equipe profissional ofereceu um atendimento impecável, demonstrando muita atenção, cuidado e dedicação. Me senti acolhida e segura durante todo o atendimento.”
Segundo Luana, cada paciente recebe um plano de cuidado individualizado, conforme suas necessidades clínicas.
“Na consulta de enfermagem fazemos uma avaliação completa para identificar quais especialidades cada paciente necessita. Nem todos precisam de todos os atendimentos, mas temos essa rede de apoio disponível. E a nossa primeira pacinete já ficou agendada para a semana que vem, para iniciar o acompanhamento com a equipe de Nutrição, pois sabemos que a alimentação adequada também contribui diretamente para a cicatrização das feridas. Esse cuidado integrado faz toda a diferença no tratamento”, explicou.
A equipe do ambulatório também conta com a técnica de enfermagem Maria Celoi Silva Schiling, que atua diretamente no acompanhamento dos pacientes e na realização dos procedimentos.
Com a implantação do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas, a Secretaria Municipal de Saúde fortalece a assistência especializada no município, proporcionando um atendimento mais humanizado, interdisciplinar e eficiente, além de contribuir para a formação de novos profissionais da saúde por meio da parceria com a Faculdade Anhanguera.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em investir em projetos que ampliem o acesso aos serviços de saúde e ofereçam mais qualidade de vida à população de Primavera do Leste.
Primavera do Leste
Secretaria de Esportes fortalece planejamento e busca ampliar parcerias para o desenvolvimento do esporte em Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, reforça seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte. Na manhã desta segunda-feira (22), o novo secretário municipal de Esportes, acompanhado do superintendente da pasta, participou de uma reunião na Secretaria de Governo com a coordenadora de Convênios, Jeane, para conhecer os convênios municipais vigentes, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Administração Municipal e as possibilidades de futuras parcerias.
Durante o encontro, foram apresentadas as associações que atualmente desenvolvem projetos em parceria com a Secretaria de Esportes, além de informações sobre os objetos conveniados, a execução das atividades, os mecanismos de acompanhamento e a prestação de contas.
A reunião proporcionou aos novos gestores uma visão ampla da estrutura das parcerias já estabelecidas e dos projetos esportivos desenvolvidos pelas entidades, além de abrir espaço para discutir novas oportunidades de cooperação que possam ampliar o acesso da população às atividades esportivas.
A coordenadora de Convênios, Jeane, destacou a importância da atuação conjunta entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil para fortalecer o esporte no município.
“As parcerias com as OSCs são fundamentais para ampliar o alcance das políticas públicas, promover a inclusão social, incentivar a formação de atletas e garantir que os recursos públicos sejam aplicados com transparência e responsabilidade.”
O encontro marcou o início de um trabalho integrado entre as secretarias, contribuindo para o planejamento de novas ações e para o fortalecimento das políticas públicas esportivas. A iniciativa reafirma o compromisso da Administração Municipal em ampliar as oportunidades para atletas, projetos sociais e toda a comunidade, promovendo o esporte como ferramenta de desenvolvimento, cidadania e qualidade de vida.
-
Política4 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Mato Grosso6 dias atrásAudiência pública em Lucas do Rio Verde debate impactos da BR-163
-
Polícia4 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Primavera do Leste3 dias atrásEMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
-
Primavera do Leste2 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Entretenimento5 dias atrásJantar recebe namorados com música e oficina de chocolate
-
Diamantino4 dias atrásSaiba como funciona o atendimento do SAMU 192 em Diamantino
-
Economia4 dias atrásEconomia brasileira cresceu 0,1% em abril, estima prévia da FGV