Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
--° --°
--°C
carregando...

Primavera do Leste

Projeto de tratamento com cetamina avança e beneficia pacientes atendidos pelo CAPS em Primavera do Leste

Publicado em

Primavera do Leste

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mais uma importante etapa do projeto de tratamento com cetamina, reforçando o compromisso do município com a inovação e a ampliação da assistência em saúde mental.


Durante a ação, duas pacientes receberam cetamina por via subcutânea com segurança e dentro de todos os protocolos estabelecidos, representando mais um avanço na oferta de uma alternativa terapêutica para pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento.


O médico psiquiatra responsável pelo projeto destacou a importância deste momento para a consolidação da iniciativa no município.


“As duas pacientes receberam cetamina subcutânea com segurança e sucesso, dentro de tudo aquilo que planejamos. Foi um passo muito importante para oferecer uma nova possibilidade terapêutica a pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento.”


O especialista também agradeceu à secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, pelo apoio à implantação e ao desenvolvimento do projeto.


“Muito obrigado por acreditar nessa iniciativa e por apoiar um cuidado em saúde mental mais humano, moderno e resolutivo. Hoje foi um dia que certamente marca um avanço importante para o nosso município e, principalmente, para os pacientes que mais precisam.”


A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo em estratégias inovadoras e baseadas em evidências científicas para fortalecer a rede de atenção psicossocial. O avanço do projeto reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e resolutivo para a população de Primavera do Leste.

COMENTE ABAIXO:

Primavera do Leste

Saúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue ampliando a descentralização dos serviços de saúde para facilitar o acesso da população. Neste sábado (20), equipes do programa Saúde na Escola realizaram atendimento odontológico aos participantes do projeto social Bombeiros do Futuro, na sede do Corpo de Bombeiros Militar.


Ao todo, 44 crianças receberam atendimento com restaurações atraumáticas, procedimento minimamente invasivo que permite tratar lesões iniciais e prevenir o agravamento das cáries, além de orientações sobre higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor.


O projeto Bombeiros do Futuro atende crianças de 9 a 12 anos e está na 11ª edição, promovendo valores como disciplina, cidadania e responsabilidade.


A sargento Simone Martins destacou a importância da parceria com a Prefeitura.


“O Bombeiro do Futuro é um projeto que já está na 11ª edição e acontece todos os anos aqui na corporação. As crianças aprendem sobre disciplina, hierarquia e toda a rotina do Bombeiro Militar. É um projeto muito enriquecedor para elas e também para nós, que temos a oportunidade de orientar e apresentar um pouco da nossa profissão. As inscrições acontecem no início do ano, pelo portal do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, e as vagas são preenchidas por sorteio”, explicou.


A coordenadora de Saúde Bucal, Ana Carla, ressaltou que a ação busca aproximar os serviços de saúde das crianças de forma leve e educativa.


“Hoje estamos aqui no Corpo de Bombeiros com cinco equipes de saúde bucal que saíram das Unidades Básicas de Saúde para levar atendimento de forma mais lúdica e acolhedora. Nosso objetivo é conquistar essas crianças para que compreendam a importância dos cuidados com a saúde bucal, realizando prevenção, escovação supervisionada, aplicação de flúor e restaurações quando necessário, evitando problemas futuros e a perda precoce dos dentes”, afirmou.


A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão em levar os serviços para mais perto da população.


“O Bombeiro do Futuro é um importante projeto social do qual a Prefeitura é parceira. Aproveitamos essa oportunidade para levar assistência em saúde às crianças, com dentistas, auxiliares e técnicos realizando um trabalho de prevenção, orientação e atendimento odontológico. Além das restaurações e limpezas, as crianças que necessitarem de um acompanhamento mais específico serão encaminhadas para as unidades de saúde. Quero parabenizar toda a equipe pela iniciativa e pelo excelente trabalho desenvolvido.”


Laura Leandra também lembrou que o projeto Saúde na Escola já apresentou resultados positivos em outras unidades da rede municipal.


“Nós iniciamos esse trabalho na Escola Parma Vida, onde atendemos aproximadamente 400 crianças. Acreditamos muito na força da prevenção e da promoção da saúde, levando a assistência para além do consultório e indo ao encontro das necessidades da nossa população. Esse é o compromisso da gestão: cuidar das pessoas onde elas estão”, concluiu.


A ação integra o conjunto de iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde voltadas à promoção da saúde preventiva, fortalecendo o atendimento às crianças e contribuindo para a formação de hábitos saudáveis desde a infância.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA