Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
--° --°
--°C
carregando...

Rondonópolis

Município promove roda de conversa intersetorial e reforça compromisso com a primeiríssima infância

Publicado em

Rondonópolis

Dentro da programação da II Conferência da Educação Infantil, Infâncias em Movimento, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel) realiza nesta quarta-feira (17) uma Roda de Conversa Intersetorial com representantes da Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos de Direitos e Poder Judiciário. A atividade será transmitida ao vivo pelo canal da Semecel no YouTube e tem como tema “Primeiríssima Infância: quando a educação, o cuidado, a proteção e os direitos caminham juntos”.

Segundo a assessora pedagógica e administrativa Eliane Amorim, o principal objetivo do encontro é fortalecer o diálogo entre os diferentes setores envolvidos na garantia dos direitos das crianças, especialmente na faixa etária de zero a três anos. 

“O desenvolvimento integral na primeiríssima infância depende de uma atuação articulada entre Educação, Saúde, Assistência Social, Sistema de Justiça, famílias e sociedade. A proposta é refletir sobre estratégias que fortaleçam o trabalho em rede e contribuam para a promoção, proteção e garantia dos direitos dos bebês e das crianças bem pequenas”, destacou.

A escolha do tema da conferência, conforme explica Eliane, está relacionada à importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento humano e à necessidade de ações integradas voltadas à infância.

“Nesse período, as crianças necessitam de cuidados que envolvem educação, proteção e garantia de direitos. O tema reafirma que nenhuma política pública atua de forma isolada e que o compromisso com a infância exige a participação articulada de diferentes setores e instituições”, afirmou.

A roda de conversa contará com a participação de Paula Freire, representando a Educação; do juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Antônio Bertalia Neto, representando o Sistema de Justiça; de Wagner Garcia Bolonhesi, representando os Conselhos de Direitos; de Márcia dos Santos Medeiros, pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social; e de Claudimara Alves de Jesus e Bruna Leal Brito, representando a Secretaria Municipal de Saúde. A mediação ficará a cargo de Dineuza Conceição de Souza Silva, do Departamento de Gestão da Educação Infantil.

De acordo com Eliane Amorim, a integração entre os diversos setores permite uma visão mais ampla sobre as necessidades das crianças e de suas famílias, tornando possível identificar situações de vulnerabilidade, ampliar o acesso aos serviços e fortalecer ações de cuidado e proteção.

Ela ressalta ainda que o diálogo entre as instituições impacta diretamente a vida das famílias e contribui para a construção de políticas públicas mais integradas. “Quando Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos e Sistema de Justiça compartilham responsabilidades e constroem estratégias conjuntas, as famílias encontram maior apoio e as crianças têm seus direitos mais protegidos e promovidos. Esse processo fortalece a rede de proteção à infância e contribui para a construção de uma cidade cada vez mais comprometida com o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida”, concluiu.

A Roda de Conversa Intersetorial acontece das 18h30 às 21h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Departamento de Formação Profissional – SEMED (@semedrondonopolis3299) no YouTube, integrando a programação da II Conferência da Educação Infantil, que reúne ao longo da semana profissionais e instituições comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância.

COMENTE ABAIXO:

Rondonópolis

Prefeitura vai apoiar mais uma edição do Liquidaqui para fomentar comércio

Publicados

em

Por meio de um termo de fomento, a prefeitura de Rondonópolis vai apoiar a campanha Liquidaqui que esse ano chega a sua 23ª edição. O projeto idealizado e realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) movimenta o comércio e aquece a economia local com ações de marketing e promoções aos consumidores.

A parceria do Município com a CDL foi selada com a publicação do termo de fomento aprovado na sessão desta semana, na Câmara de Vereadores. Dessa forma, ficou autorizado um repasse no valor de R$ 250 mil para contribuir na viabilização da campanha. Esse valor deverá ser investido de acordo com o Plano de Trabalho, aprovado em conjunto com o termo de fomento.

Esse ano, o Liquidaqui traz como tema ‘Comércio Forte e Cultura Viva’ demonstrando claramente o porque da existência da campanha e quais atividades serão desenvolvidas. Além das condições diferenciadas de pagamento atreladas aos sorteio de prêmios, o Liquidaqui 2026 vai contar ainda com eventos culturais gratuitos e ações de capacitação voltadas aos comerciantes e trabalhadores do setor.

A expectativa de CDL Rondonópolis é que a campanha atraia um público de cerca de 100 mil pessoas circulando e fazendo compras na cidade durante os 16 dias de realização. Aproximadamente 1.200 empresas vão participar do Liquidaqui e entregar os cupons aos clientes que realizarem compras durante o período da promoção que vai de 4 a 19 de setembro. Serão sorteados 500 vales-compras e 10 smartphones aos participantes.

Conforme a justificativa do projeto, a iniciativa representa um importante instrumento de estímulo ao consumo no comércio local, contribuindo para o combate à evasão de divisas para o comércio eletrônico e fortalecendo a circulação de riquezas dentro do Município com impacto direto na arrecadação municipal de ICMS e ISS.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA