Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
--° --°
--°C
carregando...

Rondonópolis

Prefeitura faz capacitação para fortalecer a rede de proteção e apoio às mulheres em situação de violência

Publicado em

Rondonópolis

Com o objetivo de fortalecer a rede de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência em Rondonópolis, a Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, realizou, nesta quarta-feira (17), uma capacitação sobre atendimentos e acolhimento às mulheres em situação de violência. 

O evento, que aconteceu no Auditório do Paço Municipal, contou com palestras da secretária adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Salete Morockoski, e do historiador, mestre em política social, servidor da Setasc-MT, Eduardo Anicesio de Matos. A capacitação reuniu representantes e equipes de todos os órgãos e entidades que compõem a rede de apoio às mulheres vítimas de violência, incluindo, servidores municipais da Saúde, Educação e Assistência Social e integrantes das polícias militar e civil.

A superintendente de Política Públicas para Mulheres, Ariene Ferreira Ferreira, explica que esse tipo de capacitação é fundamental para fortalecer a rede de apoio e acolhimento para as mulheres em situação de violência em Rondonópolis. 

“O foco dessa capacitação é levar para as pessoas que integram a rede de acolhimento orientações sobre a utilização do canal 180, sobre o acolhimento humanizado, a escuta qualificada, além de informações sobre os encaminhamentos adequados e a atuação integrada da rede de proteção”, explica a superintendente.

Ariene ressalta a importância de eventos como esse para que a rede possa atuar de forma coordenada e, principalmente, promover o acolhimento das vítimas de forma humanizada e com uma escuta qualificada. “A realidade é que muitas mulheres buscam atendimentos na rede inúmeras vezes até que consigam sair da situação de violência em que vivem. Portanto, o acolhimento humanizado e uma escuta qualificada é fundamental. Então, é preciso que as equipes que atuam nesta rede estejam capacitadas adequadamente”, conclui.

COMENTE ABAIXO:

Rondonópolis

Seminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis

Publicados

em

Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas e pedagógicas dos 14 municípios que compõem a regional, consolidando-se como um importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

A abertura contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, que reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o fortalecimento do regime de colaboração.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário destacou a satisfação de receber representantes de toda a região e ressaltou que a escolha de Rondonópolis como município-sede é resultado do desempenho educacional alcançado nos últimos anos.

“Fico muito feliz em saber que fomos escolhidos como sede por causa da performance da educação do nosso município. Isso demonstra que os avanços conquistados são reconhecidos e refletem o trabalho conjunto de toda a nossa rede de ensino”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Carlos Júnior apresentou resultados expressivos obtidos pela educação municipal, como o aumento do índice de alfabetização na idade certa, que passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão, além da evolução dos indicadores educacionais medidos pelo SAEB. Segundo ele, esses avanços são fruto do trabalho colaborativo entre gestores, professores, servidores e Governo do Estado.

“Tudo isso é resultado da colaboração. Trabalhando juntos, conseguimos alcançar resultados cada vez melhores para os nossos estudantes e para toda a educação de Rondonópolis”, destacou.

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou, na ocasião, a confiança depositada nos profissionais da educação municipal, reconhecendo o empenho de gestores, diretores e professores na construção dos resultados alcançados.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a educação. Desde o início da nossa gestão, acreditamos nos profissionais da rede, confiamos no trabalho desenvolvido e continuamos colaborando para que a educação avance cada vez mais”, afirmou o prefeito.

A coordenadora municipal do ALFABETIZA-MT, Teina Nascimento Lopes, explicou que o seminário tem como principal objetivo promover a socialização de práticas exitosas em alfabetização e fortalecer as políticas públicas educacionais desenvolvidas em todo o estado.

“O objetivo do evento é a socialização e discussão das práticas exitosas em alfabetização, além do debate sobre a política pública educacional no estado de Mato Grosso, que tem colaborado e impulsionado a qualidade da educação, especialmente no que tange à alfabetização”, destacou.

Segundo a coordenadora, o encontro proporciona um momento de reflexão, troca de experiências e fortalecimento das ações que vêm contribuindo para o crescimento dos indicadores educacionais em Mato Grosso.
 

Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências exitosas desenvolvidas nos municípios da regional, discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e fortaleceram o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O seminário reafirma, dessa forma, o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, evidenciando que o trabalho colaborativo entre os diferentes entes federativos tem sido fundamental para impulsionar os resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes mato-grossenses.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA