Search
Close this search box.
Cuiabá - MT
--° --°
--°C
carregando...

Rondonópolis

Seminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis

Publicado em

Rondonópolis

Rondonópolis recebeu nesta quarta-feira (24) o II Seminário Regional do Regime de Colaboração DRE/ROO, realizado no Espaço Tulipas. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de educação, equipes técnicas e pedagógicas dos 14 municípios que compõem a regional, consolidando-se como um importante espaço de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais desenvolvidas em parceria entre Estado e municípios.

A abertura contou com a presença do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Júnior, que reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização da educação e o fortalecimento do regime de colaboração.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o secretário destacou a satisfação de receber representantes de toda a região e ressaltou que a escolha de Rondonópolis como município-sede é resultado do desempenho educacional alcançado nos últimos anos.

“Fico muito feliz em saber que fomos escolhidos como sede por causa da performance da educação do nosso município. Isso demonstra que os avanços conquistados são reconhecidos e refletem o trabalho conjunto de toda a nossa rede de ensino”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Carlos Júnior apresentou resultados expressivos obtidos pela educação municipal, como o aumento do índice de alfabetização na idade certa, que passou de 60% para 76% no primeiro ano da atual gestão, além da evolução dos indicadores educacionais medidos pelo SAEB. Segundo ele, esses avanços são fruto do trabalho colaborativo entre gestores, professores, servidores e Governo do Estado.

“Tudo isso é resultado da colaboração. Trabalhando juntos, conseguimos alcançar resultados cada vez melhores para os nossos estudantes e para toda a educação de Rondonópolis”, destacou.

O prefeito Cláudio Ferreira enfatizou, na ocasião, a confiança depositada nos profissionais da educação municipal, reconhecendo o empenho de gestores, diretores e professores na construção dos resultados alcançados.

“Estamos vivendo um momento muito especial para a educação. Desde o início da nossa gestão, acreditamos nos profissionais da rede, confiamos no trabalho desenvolvido e continuamos colaborando para que a educação avance cada vez mais”, afirmou o prefeito.

A coordenadora municipal do ALFABETIZA-MT, Teina Nascimento Lopes, explicou que o seminário tem como principal objetivo promover a socialização de práticas exitosas em alfabetização e fortalecer as políticas públicas educacionais desenvolvidas em todo o estado.

“O objetivo do evento é a socialização e discussão das práticas exitosas em alfabetização, além do debate sobre a política pública educacional no estado de Mato Grosso, que tem colaborado e impulsionado a qualidade da educação, especialmente no que tange à alfabetização”, destacou.

Segundo a coordenadora, o encontro proporciona um momento de reflexão, troca de experiências e fortalecimento das ações que vêm contribuindo para o crescimento dos indicadores educacionais em Mato Grosso.
 

Ao longo do dia, gestores e educadores compartilharam experiências exitosas desenvolvidas nos municípios da regional, discutiram estratégias para aprimorar o processo de alfabetização e fortaleceram o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O seminário reafirma, dessa forma, o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade, evidenciando que o trabalho colaborativo entre os diferentes entes federativos tem sido fundamental para impulsionar os resultados educacionais e garantir melhores oportunidades de aprendizagem para os estudantes mato-grossenses.

COMENTE ABAIXO:

Rondonópolis

Prazo para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 de junho

Publicados

em

A unidade da Junta Militar de Rondonópolis faz um alerta aos jovens
nascidos em 2008 sobre o prazo final para fazer o alistamento, que
termina no próximo dia 30 de junho. O alistamento militar, que está
aberto desde o dia 1º de janeiro, é obrigatório e é imprescindível para a
emissão de documentos, inclusive para ser contratado na iniciativa
privada.

Os jovens podem optar para fazer o alistamento presencial ou de forma
on-line. O atendimento presencial em Rondonópolis acontece na unidade
da Junta Militar que fica no Ganha Tempo, localizado na rua João Pessoa,
na região central da cidade. É necessário levar a certidão de
nascimento, um documento original com foto e um comprovante de
residência.

Quem preferir pode fazer o alistamento on-line acessando o site www.alistamento.eb.mil.br clicando no link Quero me alistar. Nesse caso é necessário ter uma conta ativa no sistema Gov.br do governo federal.

A secretária da Junta Militar de Rondonópolis, Priscila Ribeiro,
alerta a importância dos jovens fazerem o alistamento dentro do prazo
para não pagar multa. “Além de estar em dia com as obrigações militares,
o alistamento é muito importante para que os jovens possam fazer
matrícula na faculdade, emitir o título de eleitor, retirar passaporte e
até assinar contrato de trabalho ou assumir concurso público”,
destacou.

Devem fazer o alistamento todos jovens que completam 18 anos em 2026,
independente do mês de aniversário. Quem perdeu o prazo do ano ainda
pode participar do processo, mas vai precisar pagar uma multa.

Quem precisar atualizar o documento antigo, conhecido como
certificado de dispensa, pode solicitar a versão digital do alistamento
presencialmente. A Junta Militar de Rondonópolis atende de segunda a
sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA