Sinop
Prefeitura de Sinop leva “Saúde no seu Bairro” para o Residencial Sabrina neste sábado (27)
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (27) mais uma edição do programa “Saúde no seu Bairro”, desta vez na EMEB de Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, localizada na Estrada Sabrina, no Residencial Sabrina, região dos Vilas. Os atendimentos ocorrerão das 7h30 às 13h, reunindo diversos serviços gratuitos para a população.
O secretário de Saúde, Érico Stevan, destacou a mobilização realizada para garantir o sucesso da ação e agradeceu aos parceiros envolvidos. “Quero agradecer à equipe da Escola Ivete Dorner, por abrir as portas da unidade e prestar todo o apoio para que possamos realizar essa ação. Também agradeço aos nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), que estão mobilizando os moradores dos bairros da região para participarem. Teremos equipes de toda a Secretaria de Saúde, desde a Atenção Básica até a Média e Alta Complexidade, oferecendo atendimento à população”, destacou.
Durante o anúncio da ação, o vereador Celsinho do Sopão também ressaltou a importância da iniciativa para os moradores da região. “Quero agradecer ao secretário por atender a nossa sugestão e, claro, essa demanda não é do vereador, do político, é para ajudar a nossa comunidade, com esses serviços de extrema importância. Quem ganha com isso é a população”, agradeceu.
No local, serão ofertados serviços como retinografia, triagem de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corporal (IMC), testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de preventivo, inserção de implanon, vacinação humana e antirrábica, atendimento odontológico e avaliação de hanseníase. A população também terá acesso a consultas em ginecologia e pediatria, orientações em saúde mental, fisioterapia, auriculoterapia, reiki, atendimento das equipes multiprofissionais, além de outros serviços ofertados pelas equipes da Secretaria de Saúde.
O Saúde no Seu Bairro contempla ainda serviços voltados ao público infantil e às famílias, com teste da orelhinha, orientações multiprofissionais, atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) e orientações preventivas em saúde bucal. O evento contará também com atendimentos relacionados ao Bolsa Família, atualização do Cartão SUS, planejamento familiar, exposição de grupos e oficinas, além de suporte técnico para esclarecimentos sobre exames, cirurgias e processos de regulação.
O “Saúde no seu Bairro” tem como objetivo descentralizar os atendimentos, levando os serviços de saúde para mais perto da população, especialmente em regiões mais afastadas das unidades de saúde, facilitando o acesso da comunidade aos cuidados preventivos e aos atendimentos essenciais.
Para receber atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS e carteira de vacinação.
Vacina contra Gripe Influenza para toda a população
Esta edição, em especial, marcará o início da aplicação da vacina contra a Influenza para toda a população de Sinop (com idade a partir de seis meses), e não somente aos grupos prioritários.
Conforme destacou o secretário Érico, Sinop sai na frente com essa oferta da vacina para o público em geral. “Isso reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à imunização e fortalecer a prevenção às doenças, atendendo à determinação do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho Abreu de humanizar, cada vez mais, os serviços de saúde”, concluiu.
Sinop
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
-
Política6 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Primavera do Leste5 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Polícia18 horas atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Rondonópolis1 dia atrásPrazo para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 de junho
-
Primavera do Leste7 dias atrásSérgio Machnic reforça união regional em defesa da duplicação da BR-070 durante audiência pública em Primavera do Leste
-
Primavera do Leste2 dias atrásTreinos da 1ª Copa Primavera de Vôlei de Praia começam no Ginásio Pianão
-
Rondonópolis18 horas atrásSeminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis