Diamantino
Diamantino participa de Seminário Nacional sobre Educação Especial Inclusiva
Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou nos dias 17 e 18 de junho do Seminário Nacional de Educação Especial Inclusão: “Um Compromisso Ético e Humano”, realizado em Cuiabá (MT). o evento reuniu mais de 800 participantes, entre representantes dos 142 municípios de Mato Grosso e de outros estados brasileiros promovendo um amplo espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências.
O Seminário Nacional de Educação Especial Inclusiva teve como principal objetivo fortalecer as políticas públicas de educação inclusiva, ampliando o acesso à educação de qualidade, a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiências.
A Secretária Municipal de Educação, Valéria Neves, ressaltou a importância do seminário para fortalecer as ações de inclusão na rede municipal de ensino.
“Participar do seminário foi importante porque tivemos acesso a experiências e metodologias que podem fortalecer o trabalho realizado nas escolas. Esse conhecimento contribui para aprimorar o atendimento aos estudantes, apoiar os profissionais da educação e qualificar as ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino.”
O seminário abordou temas como o diagnóstico territorial da Educação Especial, a integração das ações entre educação, saúde, assistência social e justiça, os impactos da judicialização e do uso excessivo de laudos médicos no processo educacional, além do planejamento e do financiamento das políticas públicas voltadas à Educação Especial.
O encontro foi promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Brasil), o o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Mato Grosso), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto Articule.
Diamantino
Prefeitura de Diamantino reúne 100 crianças na 1ª Corrida do Milhinho
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural de Diamantino e o Centro Educacional Phoenix, realizou neste sábado (20.06) a 1ª Corrida do Milhinho. O evento reuniu 100 crianças, com idades entre 02 e 14 anos, além de familiares e apoiadores, em uma tarde marcada por diversão, superação e incentivo à prática esportiva desde a infância.
Integrando a programação da Corrida do Milho 2026, a iniciativa foi criada com o objetivo de estimular hábitos saudáveis entre as crianças, promover o contato com o esporte e fortalecer a convivência familiar por meio de uma experiência esportiva adequada para cada faixa etária.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou a participação das crianças e das famílias na primeira edição do evento e destacou os objetivos da iniciativa.
“A Corrida do Milhinho foi pensada para aproximar as crianças do esporte de uma forma leve e divertida, incentivando a prática de atividades físicas desde cedo e fortalecendo a participação das famílias.”
Ele completou: “Ver a alegria dos pequenos e o envolvimento dos pais mostra que alcançamos o nosso objetivo e reforça a importância de continuar investindo em ações voltadas ao esporte infantil.”
Com a participação de 100 crianças, a Corrida do Milhinho contou com provas organizadas por faixa etária, com percursos entre 50 e 1.500 metros. A iniciativa permitiu que crianças de 2 a 14 anos vivessem o esporte de forma segura, respeitando as características e o desenvolvimento físico de cada idade.
O presidente do Sindicato Rural de Diamantino, Altemar Kroling, destacou a parceria com a Prefeitura na realização da Corrida do Milhinho e a expectativa de novas edições do evento.
“Essa parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes começou no ano passado e deu muito certo. Neste ano realizamos a primeira Corrida do Milhinho para incentivar as crianças no esporte desde cedo e já estamos planejando a próxima edição para o ano que vem.”
A diretora pedagógica do Centro Educacional Phoenix, Adriane Santana, ressaltou a união entre educação e esporte como ferramenta para o desenvolvimento infantil.
“Foi uma alegria receber esse convite e participar dessa iniciativa. A educação e o esporte caminham juntos no desenvolvimento das crianças e incentivar atividades saudáveis desde cedo também faz parte do nosso compromisso como instituição.”
A mãe, Regiane Silva, que acompanhou o filho em sua primeira corrida, reforçou a importância do esporte na promoção de hábitos saudáveis.
“Eu achei maravilhoso. Hoje as crianças passam muito tempo em frente às telas e iniciativas como essa ajudam a incentivar uma vida mais saudável, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas.”
O pai, Leonardo Gabriel, falou sobre a experiência de participar da Corrida do Milhinho ao lado da filha Ana Martins.
“Essa já é a terceira corrida dela e está se tornando uma tradição para nós. É um momento muito especial entre pai e filha e ficamos felizes em participar de uma iniciativa tão bem organizada.”
Ele completou: “Quero agradecer e parabenizar a Prefeitura, o Centro Educacional Phoenix e todos os profissionais envolvidos pela organização do evento. Está tudo muito bem planejado, com segurança.”
Moradora de Cuiabá, Elaine acompanhou a participação da filha Ana Karen na Corrida do Milhinho e compartilhou sua avaliação sobre o evento.
“Eventos como esse são muito importantes porque incentivam a prática esportiva entre as crianças. Sempre que temos oportunidade, buscamos participar porque o esporte traz muitos benefícios para a saúde.”
Participante da categoria de 10 a 11 anos, Marcos Emanuel falou sobre sua participação na Corrida do Milhinho.
“Foi a minha primeira corrida e gostei muito da experiência. Acho que tive um bom desempenho e isso me inspirou a praticar mais esportes e participar de outras competições.”
-
Política7 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Primavera do Leste5 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Polícia24 horas atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
Polícia7 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Rondonópolis1 dia atrásPrazo para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 de junho
-
Primavera do Leste1 dia atrásAssistência Social promove pit-stop de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil em Primavera do Leste
-
Primavera do Leste2 dias atrásTreinos da 1ª Copa Primavera de Vôlei de Praia começam no Ginásio Pianão
-
Rondonópolis1 dia atrásSeminário Regional fortalece alfabetização e destaca avanços da educação em Rondonópolis