Primavera do Leste
Primavera do Leste inaugura terminal ferroviário e consolida novo marco no desenvolvimento logístico de Mato Grosso
Primavera do Leste
Primavera do Leste viveu neste sábado (20) um dos momentos mais importantes de sua história no desenvolvimento econômico e logístico com a inauguração do primeiro terminal ferroviário da região. Localizado às margens da BR-070, entre os municípios de Dom Aquino, Campo Verde e Primavera do Leste, o empreendimento representa um marco para Mato Grosso e promete transformar a logística de escoamento da produção agrícola, beneficiando diversos municípios da região principalmente a cidade de Primavera do Leste fomentando toda economia local.
A solenidade reuniu autoridades do agronegócio, prefeitos, parlamentares, representantes do Governo do Estado, empresários e lideranças regionais para celebrar a entrega da estrutura, considerada estratégica para aumentar a competitividade da produção mato-grossense.
O terminal possui capacidade para movimentar até 10 milhões de toneladas de grãos por ano. Construído em uma área de 200 hectares, conta com cinco tombadores, capacidade para descarregar até 35 caminhões por hora, sistema de carregamento ferroviário para 16 vagões por hora, quatro balanças rodoviárias, armazenagem estática de 42 mil toneladas e estacionamento para até 250 caminhões, além de toda a infraestrutura de apoio aos motoristas.
Durante o período de construção, a obra mobilizou mais de 800 trabalhadores entre empregos diretos e indiretos. Com o início das operações, cerca de 200 empregos permanentes serão mantidos.
O prefeito Sérgio Machnic destacou que a inauguração representa um divisor de águas para o município e para toda a região.
“Hoje Primavera do Leste entra definitivamente para a história da logística brasileira. Cada vagão leva cerca de 100 toneladas, o equivalente a duas carretas. Um comboio com 135 vagões substitui aproximadamente 270 caminhões nas rodovias, reduzindo a emissão de poluentes, o desgaste das estradas e tornando o transporte muito mais eficiente e barato. A Rumo proporciona mais qualidade de vida aos motoristas, reduz custos para quem produz e fortalece toda a nossa economia. Parabéns à Rumo, ao Governo do Estado e a todos que participaram desse grande projeto”, afirmou.
O CEO da Rumo, Pedro Palma, ressaltou que a empresa acredita no potencial econômico da região e que o terminal representa apenas o início de novos investimentos.
“Primavera do Leste foi uma grande parceira durante todo esse projeto. Esse terminal vai trazer mais competitividade para a produção agrícola, gerar empregos, desenvolver a mão de obra local e criar novas oportunidades para toda a região. Nossa intenção é continuar expandindo nossa atuação, com impactos positivos não apenas para Primavera do Leste e Dom Aquino, mas para todo o entorno”, destacou.
A chegada da ferrovia fortalece ainda mais a posição estratégica de Primavera do Leste como um dos principais polos do agronegócio brasileiro. A nova estrutura reduzirá custos logísticos, ampliará a capacidade de escoamento da produção e deverá atrair novos empreendimentos, consolidando o município como referência em desenvolvimento econômico e infraestrutura.
A inauguração do terminal ferroviário representa um novo capítulo para Primavera do Leste, reafirmando o potencial da cidade para receber grandes investimentos e impulsionar o crescimento sustentável de toda a região, gerando emprego, renda e mais competitividade para o setor produtivo.
Primavera do Leste
Projeto de tratamento com cetamina avança e beneficia pacientes atendidos pelo CAPS em Primavera do Leste
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), mais uma importante etapa do projeto de tratamento com cetamina, reforçando o compromisso do município com a inovação e a ampliação da assistência em saúde mental.
Durante a ação, duas pacientes receberam cetamina por via subcutânea com segurança e dentro de todos os protocolos estabelecidos, representando mais um avanço na oferta de uma alternativa terapêutica para pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento.
O médico psiquiatra responsável pelo projeto destacou a importância deste momento para a consolidação da iniciativa no município.
“As duas pacientes receberam cetamina subcutânea com segurança e sucesso, dentro de tudo aquilo que planejamos. Foi um passo muito importante para oferecer uma nova possibilidade terapêutica a pessoas com depressão resistente, ideação suicida e anos de sofrimento.”
O especialista também agradeceu à secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, pelo apoio à implantação e ao desenvolvimento do projeto.
“Muito obrigado por acreditar nessa iniciativa e por apoiar um cuidado em saúde mental mais humano, moderno e resolutivo. Hoje foi um dia que certamente marca um avanço importante para o nosso município e, principalmente, para os pacientes que mais precisam.”
A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo em estratégias inovadoras e baseadas em evidências científicas para fortalecer a rede de atenção psicossocial. O avanço do projeto reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e resolutivo para a população de Primavera do Leste.
-
Política3 dias atrásVereadores afirmam que atual secretária não tem responsabilidade pela compra de uniformes questionados
-
Mato Grosso6 dias atrásAudiência pública em Lucas do Rio Verde debate impactos da BR-163
-
Primavera do Leste3 dias atrásEMEI Leandro Vieira Gomes promove Dia D do Projeto Leitor com exposições e apresentações das crianças
-
Entretenimento5 dias atrásJantar recebe namorados com música e oficina de chocolate
-
Diamantino4 dias atrásSaiba como funciona o atendimento do SAMU 192 em Diamantino
-
Economia4 dias atrásEconomia brasileira cresceu 0,1% em abril, estima prévia da FGV
-
Polícia4 dias atrásPolícia Militar prende dois homens e apreende cinco armas de fogo em Vila Rica
-
Primavera do Leste7 dias atrásAssistência Social leva atendimento multiprofissional e apoio às famílias do Assentamento Rio Café