Mato Grosso
Relatório de Gestão destaca avanços e metas cumpridas em Mato Grosso
Mato Grosso
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, CFAEO, realizou audiência pública para apresentar o Relatório Anual de Gestão de 2025. O documento avalia o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual do Governo do Estado e integra a prestação de contas do Executivo.
Segundo o relatório, Mato Grosso alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% da execução financeira prevista para o ano. O balanço também aponta avanços em áreas como educação, saúde, infraestrutura, regularização fundiária e digitalização dos serviços públicos.
O presidente da Comissão, deputado Carlos Avallone, destacou que o relatório permite à população acompanhar a execução das políticas públicas e reforçou a importância do trabalho das equipes de planejamento na definição das metas e do orçamento estadual. Ele também defendeu iniciativas como o Orçamento Mulher para ampliar a participação da sociedade nas discussões sobre os recursos públicos.
Durante a audiência, representantes da sociedade civil cobraram esclarecimentos sobre as políticas voltadas às mulheres. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, afirmou que o aumento dos casos de feminicídio exige políticas públicas mais eficazes e a criação de indicadores que avaliem o impacto das ações de conscientização nas escolas.
Representando a Secretaria de Planejamento e Gestão, Sandro Brandão afirmou que o relatório marca a metade do ciclo do Plano Plurianual e demonstra a capacidade do Estado de transformar planejamento em resultados. Entre os destaques, ele apontou os avanços na educação, atribuídos aos investimentos em infraestrutura escolar, qualificação de profissionais e ampliação do acesso à tecnologia.
Confira a matéria da Aline Ferreira no áudio abaixo.
Mato Grosso
ALMT homenageia colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá
Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrega 78 moções de aplausos, e homenageia os colaboradores da Arquidiocese de Cuiabá em Nível Paroquial. A solenidade, requerida pelo deputado Paulo Araújo (Republicanos), foi realizada na manhã desta sexta-feira (26), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.
De acordo com o deputado Paulo Araújo, o momento é de reconhecer e homenagear o trabalho fundamental realizado pelos colaboradores e voluntários da Arquidiocese de Cuiabá. “A atuação desta instituição vai muito além das celebrações religiosas, abrangendo uma extensa e sólida rede de assistência social, educacional e de amparo às famílias em situação de vulnerabilidade em nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
“São homens e mulheres que, movidos por sua espiritualidade, dedicação e atuação em favor do próximo, desempenham papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, promovendo valores de respeito, cuidado e convivência harmoniosa em nossa sociedade”, disse Paulo Araújo.
O parlamentar afirmou que a iniciativa também busca aproximar a comunidade católica do Poder Legislativo, valorizando o trabalho desenvolvido pela Igreja em Mato Grosso, no Brasil e no mundo. “É uma forma de reconhecer o trabalho da Igreja Católica e receber aqui os nossos irmãos católicos”, afirmou.
O padre James-Som Mercuri, da Paróquia Divino Espírito Santo, afirmou que a missão da Igreja Católica vai além da evangelização, alcançando também a promoção da vida comunitária e a preservação da cultura cuiabana.
Segundo ele, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo representa uma das mais importantes manifestações populares da capital mato-grossense, reunindo famílias e visitantes em uma celebração que mantém vivas as tradições, fortalece os laços comunitários e transmite os valores cristãos entre gerações.
“A paróquia busca renovar constantemente sua presença junto à comunidade, ampliando sua atuação para atender às necessidades da população. A evangelização também passa pela promoção integral da pessoa humana, contemplando não apenas a dimensão espiritual, mas também o cuidado com as questões sociais e materiais”, explicou o pároco.
Um dos homenageados com moção de aplausos, Everton Aparecido Gomes da Silva, integrante da comunidade Cristo Redentor, no bairro CPA III, em Cuiabá, destacou que a homenagem representa o reconhecimento de um trabalho voluntário voltado à evangelização e ao fortalecimento da comunidade católica.
Segundo ele, além da atuação junto às famílias, também contribui com a administração e manutenção da estrutura da comunidade, participa de reuniões em conjunto com a Paróquia Divino Espírito Santo, vinculada à Arquidiocese de Cuiabá, e considera a homenagem um incentivo para continuar servindo à Igreja e à população do bairro.
O padre João Victor, da Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé, em Cuiabá, afirmou que recebeu com honra e gratidão a homenagem prestada pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Igreja Católica. Segundo ele, a missão da Igreja vai além da evangelização, alcançando também o compromisso de promover a dignidade humana, a valorização da vida e o serviço à sociedade.
De acordo com o sacerdote, a atuação da Igreja busca anunciar o Evangelho ao mesmo tempo em que acolhe e acompanha as pessoas em suas diferentes realidades. “A Igreja consegue permear todas as áreas da sociedade e ficamos agradecidos quando esse trabalho é reconhecido também por outras instituições”, destacou.
João Victor ressaltou que, além das atividades pastorais, a Paróquia Sagrada Família desenvolve diversas ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, entrega de cobertores e assistência a pessoas enfermas. Segundo ele, essas iniciativas fortalecem o vínculo entre a comunidade e a Igreja, tornando a paróquia um espaço de acolhimento e solidariedade.
Para o padre, a Igreja desempenha um papel essencial na construção da vida comunitária. “A Igreja é uma extensão da casa das pessoas. Assim, participamos da vida das famílias e elas participam da vida da Igreja. É um sinal que nos lembra que ninguém vive sozinho e que precisamos uns dos outros. A vida comunitária é fundamental, e a Igreja busca ser esse sinal profético de esperança e fraternidade”, concluiu.
Os homenageados com as moções de aplausos:
ADEVANIR VIEIRA
ALINE MEZZOMO VASCONCELOS
ANA GLISSE RUAS DA SILVA
ANATALIA MARCIANA COLETO ALMEIDA
ANDRÉ RICARDO BARBOSA
ANGÉLICA FERREIRA MAGALHÃES
APARECIDA HIROCO IMADA
BEATRIZ CONCEIÇÃO FERREIRA DIAS
BRENDA SILVA ESPÍRITO SANTO
BRUNA FERNANDA FERREIRA DE OLIVEIRA
CLAUDIA FERNANDA GALDINO DELGADO FIGUEIREDO
DALZIRA ALVES FÉLIX DO NASCIMENTO
DIANNA FERREIRA DOS SANTOS MARTINS
DIONIZIA DOS SANTOS
ELIACIR PEDROSA
ELIZABETH CAMARGO MENDES
ERENILCE NASCIMENTO JESUS MORENO
ERMÍNIA ROCHA ROMERA
EROTILDES JOSEFA DA CRUZ
EVERTON APARECIDO GOMES DA SILVA
GABRIELLY DE ALMEIDA BORGES
GERALDO ALEXANDRE DA SILVA
GIOVANA DE BRITO GOULART
GIOVANNA DA MATA GRACIOSO
GUSTAVO HENRICKE DA SILVA MOURA
HEDYMAURA BEZERRA ZANON
HELEN CRISTINA MOREIRA AGUIAR COSTA LEITE
INÊS LÚCIA DE MORAES TEIXEIRA
IVANILDE LEMES DE ALMEIDA
JANETE MARY DA SILVA
JEANINE STORCK FRANÇA
JERO PRADO
JOANA MARTINS
JOÃO DIAS
JOSEMAR DE ARRUDA BANDEIRA DUARTE
JOSÉ MAURÍCIO DA SILVA
JUCILÉIA RIBEIRO BATISTA DA SILVA
JULIANA NOGUEIRA FERREIRA SAGIN
KARINY PAES FREITAS ALEXANDRE
KELY LINO BARBOSA
LARYSSA TAKAGI MARTINS
LAURA APARECIDA ROCHA DE OLIVEIRA SILVA
LEONICE CRUZ SILVA COSTA
LUCAS OLÁRIO DA SILVA
LUCÉLIA THATIANA DA SILVA
LUCIANE SANCHES REBELLO
LUCINEIA ESPÍRITO SANTO DE PINHO
LUIZ ANTÔNIO MOURA
LUIZ ISSAMU IMADA
LUIZ POLIZEL
LUZIA BEZERRA ZANON
MARI CÉLIA LEITE BATISTA
MARIA DA GLÓRIA GARCIA SILVEIRA
MARIA ONICE DA SILVA
MARIA RITA DA TRINDADE
MARIANNA ALMEIDA PAES DE BARROS
MARLETE NEVES DA CRUZ
MÁRIO MARCIO MORAES BARBOSA
MAURO SÉRGIO DA SILVA CRUZ
NAIANE FRANCISCA RIBEIRO DE SIQUEIRA
ORIVALDO PINHEIRO DE QUEIROZ
OSMAIL MANOEL DAS NEVES
PAULO LEOVEOGILDO JARDIM
RAFAEL VIANA MOTA
RAFAELA BALDINO DA SILVA
REGINALDO MAGALHÃES TEIXEIRA
RITA KELLEN BEZERRA DA SILVA
ROSANGELA RUAS DOS SANTOS
SELMA MARIA DA SILVA
SILVANA DE SOUZA
SONIA REGINA BAICERE BARROS
VITOR MONTEIRO SILVA
WÂNIA GRÁCIA AMORIM LIMA
WENDER MARCELO DE MORAES
WESLEY HENRIQUE DE OLIVEIRA E SILVA
ZULEIDE DE SOUZA FILHO
VALDIRENE SANTOS DO NASCIMENTO
RONDIVELY LEMES DE MORAES
-
Primavera do Leste6 dias atrásSaúde na Escola leva atendimento odontológico ao projeto Bombeiros do Futuro e reforça ações preventivas em Primavera do Leste
-
Polícia2 dias atrásPolícia Militar prende foragido da Justiça de Alagoas com três mandados de prisão em aberto
-
Primavera do Leste3 dias atrásTreinos da 1ª Copa Primavera de Vôlei de Praia começam no Ginásio Pianão
-
Justiça3 dias atrásJustiça afasta presidente do Vasco do Conselho de Administração da SAF
-
Rondonópolis3 dias atrásPrazo para o alistamento militar obrigatório termina no dia 30 de junho
-
Primavera do Leste3 dias atrásAssistência Social promove pit-stop de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil em Primavera do Leste
-
Sinop3 dias atrásPrograma da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
Mato Grosso3 dias atrásCorreios divulgam selecionados para Programa Jovem Aprendiz 2026